Home » Físio/Dermato » Drenagem linfática e gestação: uma combinação perfeita

Drenagem linfática e gestação: uma combinação perfeita

Relaxar, aliviar os inchaços típicos da gravidez, estimular a lactação, prevenir e combater varizes e celulite. A combinação entre drenagem linfática e gestação não poderia ser mais perfeita. A prática, que beneficia as futuras mamães durante a gravidez e no pós-parto, é realizada pelo Departamento de Fisioterapia Dermato Funcional, da Sociedade Recreativa Mampituba.

Segundo a especialista Carla Cristine Leite, durante a gravidez ocorre o aumento da produção hormonal, o que leva, entre outras coisas, a uma tendência maior na reabsorção do sódio e uma consequente retenção hídrica, que se traduz em inchaço. “A drenagem linfática é uma técnica que, por meio da massagem, direciona o excesso de líquidos para os gânglios linfáticos. Dessa maneira, esse excesso é mais facilmente eliminado do organismo”, ressalta Carla. De acordo com ela, essa técnica pode ser realizada a partir do terceiro mês de gestação, cerca de duas vezes por semana, sendo importante que a gestante faça uma avaliação médica antes de iniciar o tratamento.

A paciente Sabrina de Farias Glavam iniciou o tratamento no quarto mês de gestação e, atualmente, realiza sessões semanais. Segundo ela, a drenagem favoreceu o relaxamento psíquico e a sensação de bem-estar e conforto, aliviando as dores posturais.

Colaboração: Carla Cristine Leite – Fisioterapeuta

Vanessa Nórdio / Imprensa SR Mampituba

Author: Mampituba
Tags