Home » Academia » Na estação mais quente do ano, atenção para os alimentos!

Na estação mais quente do ano, atenção para os alimentos!

O calor já está aí e para enfrentar a estação mais quente do ano com saúde e disposição, alguns cuidados são fundamentais, principalmente na alimentação. A dica, segundo especialistas, é apostar em alimentos ricos em nutrientes, como as frutas.

Conforme a nutricionista Renata Rabelo, uma das grandes diferenças na alimentação do verão em relação ao inverno é a necessidade de, em dias com temperaturas mais altas, ingerir mais líquidos, que contribuem para corrigir as perdas de água e sais minerais devido ao suor, mantendo o corpo hidratado. “No verão, também recomenda-se o consumo de alimentos leves e de fácil digestão, que ajudem na reposição de água e sais minerais”, explica. Uma das dicas da profissional é começar bem o dia, com um café da manhã completo, em que haja opções como iogurte, frutas, queijos e pães – de preferência integrais.

Dicas de alimentação

Para curtir o verão, a nutricionista Renata Rabelo dá algumas dicas sobre os lanches mais conhecidos da estação. Confira!

Frutas: São uma excelente opção! É de facil transporte e resistem as altas temperaturas.

Água de coco: Pode ser ingerida sem medo. Essa bebida é um excelente hidratante, rico em vitaminas e em sais minerais.

Sorvete: Existem diversos tipos de sorvete. Para o consumo no verão, o ideal são picolés de frutas à base de água, que são mais leves, hidratantes e menos calóricos do que os picolés à base de leite ou com chocolate.

Milho cozido: O milho cozido é uma fonte de carboidratos, como o arroz, pães e batata. Não há uma contra-indicação ao seu consumo, mas como qualquer alimento rico em fibras deve ser muito bem mastigado.

Sanduíche natural: Atenção na hora de fazer os sanduíches. É uma boa opção,mas precisa ter coisas leves, como queijo branco, peito de peru, atum ou  frango, além de vegetais e legumes. Evite a maionese. Para conservar o alimento, embale em folhas de alumínio mantendo-os em uma temperatua baixa, em um isopor com gelo.

Vanessa Nórdio / Imprensa SR Mampituba

Author: Vanessa Nordio
Tags