Home » Mampituba » S.R. Mampituba homenageou Fernando Carneiro

S.R. Mampituba homenageou Fernando Carneiro

Na noite de quarta-feira, dia 10, o arquiteto e urbanista, Fernando Jorge da Cunha Carneiro recebeu o título de Sócio Benemérito da Sociedade Recreativa Mampituba. A homenagem aconteceu no Salão Antônio Balthazar e reuniu representantes do Conselho Deliberativo, Fiscal e Administrativo, além de colaboradores, sócios e a família do homenageado.

Conforme o presidente do Conselho Deliberativo, Gilberto Bergmann este título é uma grande honraria, já que, durante toda a existência do Mampituba, só podem ser outorgados 70 Títulos Beneméritos. Em 94 anos de S.R. Mampituba, o homenageado da noite, foi o terceiro a receber o prêmio.

O presidente relatou que ao ser sugerido o nome de Carneiro para essa homenagem, por conta da vasta contribuição e participação no Clube, todos conselheiros aprovaram a ideia. “O Fernando Carneiro teve participação em 90% dos projetos das obras do Clube. E ele também foi presidente do Mampituba, pertenceu ao Conselho Deliberativo.”

Após receber a honraria, Carneiro relembrou a todos os grandes momentos que presenciou do Clube. Sócio há 64 anos, foi responsável pela presidência na década de 70, idealizando o projeto de urbanização e arquitetura da implantação da atual sede campestre.

Mesmo estando satisfeito com o crescimento do clube, o arquiteto visualiza novas oportunidades na S.R. Mampituba. “Se eu fosse o presidente agora, eu iria tentar fazer um pista de patinação no gelo, porque você pode aproveitar inverno e verão, a equitação, que pode ser feita em grupo ou sozinho, e o minigolf, que sempre quis e já vi em muitos Clubes e é fácil de fazer.”, enumerou.

O homenageado

Carneiro foi o primeiro arquiteto de Criciúma e o primeiro do estado com título exclusivo de Arquiteto e Urbanista. Ao longo da carreira também lecionou diversas disciplinas, como matemática, inglês, francês, taquigrafia, desenho artístico e perspectiva, geometria descritiva, história das artes e das técnicas, além de designer de revestimentos cerâmicos em cerâmicas da região. Foram mais de 2 mil obras projetadas ao longo das décadas, como por exemplo a Igreja da Próspera, a Praça do Congresso e a Estação Rodoviária de Criciúma.

Author: Imprensa Mampituba
Tags