Home » Físio/Dermato » Temperaturas altas e sol requerem cuidados especiais com a pele

Temperaturas altas e sol requerem cuidados especiais com a pele

Sol, calor, férias… Para muitos, o verão é uma das épocas mais aguardadas do ano. Entretanto, a exposição ao sol pede alguns cuidados especiais com a pele. A atenção, segundo a fisioterapeuta Carla Cristine Leite, especializada em fisioterapia dermato-funcional, da Sociedade Recreativa Mampituba, deve começar ainda na primavera.

“A preparação da pele para o verão começa com a retirada das células mortas, que pode ser feita com um sabonete esfoliante”, destaca Carla. Segundo ela, é preciso escamar a pele, hidratá-la, e depois prepará-la para pegar sol. “São cuidados simples e que fazem muita diferença”, salienta.

O protetor solar, como não poderia deixar de ser, merece destaque especial no verão. Segundo a especialista, o protetor também favorece a manutenção do tom de pele. “Se pegar sol com protetor solar, por mais claro que seja o tom, o bronze vai durar mais tempo. Já no caso de pegar sol com bronzeador, a pele fica bronzeada mais rápida, mas também perde a cor com facilidade”, afirma Carla.

Segundo a especialista, vale lembrar que o protetor solar usado na pele do rosto e do corpo devem ser diferentes. “O protetor para o corpo, geralmente é mais oleoso, pois a pele do corpo é mais ressecada, já o do rosto é mais elaborado, pois a pele é mais sensível”, explica. Segundo ela, para cada tipo de pele existe um protetor específico, como no caso da pele ser oleosa, mista ou seca, por exemplo.

Além do uso de produtos que auxiliam no cuidado com a pele, Carla lembra que é essencial respeitar o horário de exposição ao sol. “O recomendando é pegar sol antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas”, afirma. Conforme a especialista, neste meio tempo os raios solares são muito fortes e os cuidados devem ser redobrados.

No cotidiano, cuidados são essenciais

Na correria do dia a dia, é essencial, de acordo com especialista em fisioterapia dermato-funcional, da Sociedade Recreativa Mampituba, Carla Cristine Leite, que a pele receba cuidados especiais, desde as primeiras horas da manhã. “Depois que acorda, é essencial cuidar da pele, fazer a higiene e usar o protetor solar”, destaca. Segundo ela, no caso das mulheres, a maquiagem deve ser aplicada sempre depois do filtro solar.

No decorrer de todo o dia, conforme a especialista, é ideal realizar a limpeza de pele pelo menos três vezes: pela manhã, depois do almoço e no final do dia. “Também é importante o cuidado com o uso exagerado de sabonete adstringente, que pode ressecar a pele”, sublinha.

Foto: Imagem ilustrativa

Vanessa Nórdio / Imprensa SR Mampituba

Author: Mampituba
Tags