1º Festival de Ginástica Rítmica reúne atletas do Mampituba e da equipe de Criciúma
A elegância e a beleza dos movimentos marcaram o 1º Festival de Ginástica Rítmica realizado na Sociedade Recreativa Mampituba. As apresentações aconteceram na noite desta quarta-feira, 7, no ginásio de esportes do Clube. Além da apresentação da equipe de ginástica rítmica do Mampituba, o Festival também contou com as apresentações individuais das ginastas que fazem parte da equipe de Criciúma (APAGRO / FME).
A integrante da equipe de ginástica rítmica do Clube, Rafaela da Silva Fernandes, de 10 anos, relata a alegria em participar do Festival. “É algo que eu gosto muito. Já fazia aulas de balé então já estou mais acostumada. Esta apresentação mostra tudo o que já aprendemos e contribui para que não tenhamos vergonha diante do público”, afirma. A mãe de Rafaela, Luciana da Silva Fernandes, ressalta que a família sempre incentivou a prática esportiva. “O esporte contribui em todos os aspectos na vida das pessoas. Em se tratando de crianças, especialmente, auxilia na disciplina, educação, aquisição de responsabilidades”, sublinha.
A instrutora das aulas de ginástica rítmica no Mampituba e idealizadora do Festival, a atleta Júlia Casagrande Bitencourt, relata que as apresentações consolidam o trabalho realizado durante todo o ano. “As meninas deram um show de desenvoltura. Estavam confiantes e seguras diante do público. Isso confirma que estamos no caminho certo”, destaca.
Modalidade deve ganhar incentivo
O diretor de Rendimento e Projetos Esportivos da Sociedade Recreativa Mampituba, Jorge Fernandez, ressalta que a modalidade de ginástica rítmica tende a ganhar ainda mais impulso no Clube. “É um dos esportes que serão beneficiados com o recurso proveniente das loterias da Caixa Econômica Federal, conforme rege a Lei Pelé. O projeto já foi aprovado junto à Confederação Brasileira de Clubes – CBCf e visa a formação de atletas olímpicos e paralímpicos”, enfatiza.
Em fevereiro iniciarão novas turmas de ginástica rítmica na Sociedade Recreativa Mampituba. As aulas são destinadas às meninas com idade entre cinco e 10 anos.
Vanessa Nórdio / Imprensa SR Mampituba