A ginasta da S.R. Mampituba/FME Criciúma, Anaruê Lima, de 12 anos, e a técnica da equipe, Julia Casagrande, estiveram em Aracaju (SE) por um motivo especial. Elas participaram do Estágio de Treinamento de Ginástica Rítmica da Seleção Brasileira, no Centro de Treinamento da modalidade. Foram cerca de oito dias de treinamento intenso que se encerrou nesta quarta-feira (13).
“Foi muito legal. Aprendi muito. Sonho em estar na Seleção e tive a oportunidade de ir em busca disso”, comenta Anaruê.
De acordo com a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), o estágio foi uma forma de analisar o desempenho das ginastas que tiveram destaque ou chamaram a atenção ao longo de 2023. Tudo isso, para preparar e formar a Seleção Brasileira Juvenil para 2025 quando ocorrerão as disputas dos Jogos Pan-Americanos Juvenis e a terceira edição do Campeonato Mundial Juvenil.
No total participaram do Estágio, 27 ginastas e 19 treinadores de diversos lugares do Brasil. “Foi uma semana de muito trabalho e, principalmente, de aprendizado para a Anaruê e, também, para mim. Trouxe muitos ensinamentos que agora poderei colocar em prática nos treinos com as atletas”, comenta a técnica da S.R.Mampituba/FME Criciúma, Júlia Casagrande.
Os estágios da CBG contemplaram diversas atividades, como palestras de membros da comissão interdisciplinar de Ginástica Rítmica de diversas áreas como nutrição esportiva, preparação física, do ballet, da fisioterapia, do direito desportivo, entre outras. Como forma de incentivo, Maria Eduarda Alexandre, um dos grandes nomes da Ginástica Rítmica do Brasil na histórica campanha dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, esteve em Aracaju e conversou com as ginastas.
A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma e a Levve Ortopedia são parceiras da equipe de ginástica rítmica do Mampituba, a qual é integrante do projeto de formação de atletas que o clube mantém por meio de convênio, através de editais, com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Fotos: Ricardo Bufolin-CBG