Basquete feminino do Mampituba/SATC/FME Criciúma disputa o Brasileirão
Equipe viaja a Brasília e faz sua estreia na próxima segunda-feira (4)
Mais um desafio para as jovens atletas do basquete de Criciúma. A equipe S. R. Mampituba/SATC/FME de Criciúma participa do Campeonato Brasileiro Sub-23, o Brasileirão Feminino, organizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB). A Conferência Delcy, onde Criciúma participa, conta com mais sete equipes. Os jogos serão realizados em Brasília.
“Essa competição não estava nos nossos planos, foi uma surpresa o ingresso e tenho certeza que será um grande aprendizado. A base do nosso grupo é jovem, mas unida. Trabalha junto com intensidade desde fevereiro”, explica a técnica Luana Minotto.
Criciúma viaja com um grupo misto, com atletas de 16 a 23 anos. Conforme Luana, algumas são ex-atletas da equipe que vieram para fortalecer o time nas últimas semanas. Mas a base é a que venceu praticamente tudo em 2021, levantando a taça de campeã catarinense na Copa SC Sub-16, Sub-18 e também na Adulta.
A estreia das jovens atletas criciumenses ocorre na segunda-feira (4) às 13h45. A partida será contra ADRM Maringá (PR) e terá transmissão pela CBB TV. De acordo com Luana, o time está ansioso. “Teremos uma visibilidade importante. O Brasil vai olhar para nosso trabalho e para as atletas e isso mexe um pouco com todos. Mas, temos conversado bastante, temos qualidade e vamos mostrar isso”, afirma a técnica.
Da Conferência Delcy, onde o time S. R. Mampituba/SATC/FME participa, sairão duas equipes diretamente para as quartas-de-final. Esses dois times se unem a Sport Recife e Bradesco Esportes, já classificados na Conferência Heleninha. As outras seis equipes terão a chance de participar da segunda fase do torneio. A grande final, o Final Four, será realizado no dia 20 de novembro em São José dos Pinhais (PR).
Para a viagem, a equipe criciumense conta com o apoio da Sociedade Recreativa Mampituba, Satc, Fundação Municipal de Esportes de Criciúma e Federação Catarinense de Basketball. O grupo é composto por 12 atletas e as técnicas Luana Minotto e Deise Bernardo.
A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma e a SATC são parceiras da equipe de basquete do Mampituba, a qual é integrante do projeto de formação de atletas que o clube mantém por meio de convênio, através de editais, com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
Equipes participantes da Conferência Delcy:
S. R. Mampituba/SATC/FME de Criciúma
Cerrado (DF)
ADRM Maringá (PR)
Apagebask (SP)
São José dos Pinhais/Guaxo (PR)
Maracaju Basquete (MS)
Abasfi Foz do Iguaçu (PR)
Basquete Pinda (SP)