Dia Nacional da Saúde: corpo e mente saudáveis para a longevidade
Estrutura da Sociedade Recreativa Mampituba motiva associados na busca por um estilo de vida mais saudável
Neste dia 5 de agosto, o Brasil comemora o Dia Nacional da Saúde. A data foi escolhida como forma de incentivar um estilo de vida mais saudável. Uma pesquisa da Abbott – companhia norte-americana de produtos farmacêuticos – revelou que os brasileiros apostaram em hábitos mais saudáveis durante a pandemia. Para os entrevistados, uma dieta equilibrada aliada a cuidados com o corpo e a mente define o que é saúde. Visando a integralidade disso, a Sociedade Recreativa Mampituba aumentou sua estrutura, motivando os associados na busca por um estilo de vida mais saudável.
Quando o assunto é saúde, a alimentação equilibrada é primordial para 52% dos entrevistados. A nutricionista do clube, Jaqueline Cornélius, aponta para a necessidade do acompanhamento com um profissional que perceba o indivíduo de forma integral. “Os sócios estão muito conscientes sobre a importância de manter a saúde em dia, tanto na prevenção de doenças, como na manutenção da saúde. É através da ingestão de alimentos corretos em quantidade e qualidade que o organismo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais que o corpo necessita para um bom funcionamento”, considera.
A prática de exercícios como a dança, além de melhorar o condicionamento físico, também promove o convívio social, prejudicado durante o isolamento social. “Muitos associados buscam a dança para uma melhor qualidade de vida e como uma opção completa pelos benefícios físicos, como fortalecimento da musculatura corporal, redução de dores e aumento da frequência cardíaca e respiratória, mas, também, por combater o estresse e melhorar a autoestima”, conta o professor de dança do clube, Ernesto José Brugnera.
Autocuidado e autoestima
A pandemia também evidenciou a necessidade de cuidar da saúde de forma integral como corpo e mente, acredita a condutora de yoga do Mampituba, Fernanda Fernandes. “A prática de yoga visa a integralidade do ser humano, que, devido ao estilo de vida acelerado, se desintegrou. Não basta apenas mover o corpo, também é necessário ter um cuidado especial com nossos pensamentos, uma melhor gestão das emoções, para sobrevivermos de forma saudável diante destes acontecimentos”, explica.
O autocuidado também foi uma palavra que se popularizou nas redes sociais durante o período pandêmico. A fisioterapeuta dermatofuncional do clube, Jordana Assis, esclarece que a pele constitui 16% do peso corporal de uma pessoa, por isso, desenvolver uma rotina de cuidados é a melhor forma de promover a saúde desse órgão. “A estética incentiva e orienta sobre a nossa autoestima e sobre a relação com nosso próprio corpo”, reforça.
Além de serviços como nutricionista, fisioterapia, fisioterapia dermatofuncional, yoga e dança, a Sociedade Recreativa Mampituba também promove a saúde por meio da prática de atividades físicas e esportivas, como caminhada, academia, futebol, tênis, beach tennis, natação, entre outros.
Texto: Colaboração Alfa Comunicação
Fotos: Divulgação Mampituba