Diretor do Mampituba recebe título da Câmara de Vereadores de Criciúma
Jorge Fernandez recebeu o título de Cidadania Honorária da Câmara de Vereadores de Criciúma nesta quarta-feira (14)
O diretor de Rendimento e Projetos da Sociedade Recreativa Mampituba, Jorge Fernandez, recebeu na noite desta quarta-feira (14) o título de Cidadania Honorária da Câmara de Vereadores de Criciúma. O proponente da homenagem foi o vereador Nicola Martins.
“Gostaria de agradecer a minha família, ao Nicola, vereador, que me acolheu como amigo e cidadão criciumense. A diretoria do Mampituba me proporcionou realizar esse trabalho. Se alguém me reconheceu alguma vez por ter feito algo, não fazemos nada sozinho, foi graças ao clube”, comenta Jorginho, como é conhecido.
Nascido em Montevidéu no Uruguai, em 1971, Jorginho vive em Criciúma desde 1984. Figura sempre presente no esporte criciumense, teve grande atuação na organização e início do Triathlon em Criciúma. Na diretoria do Mampituba foi um dos entusiastas e responsáveis, juntamente, com a diretoria da época, pelo início do projeto de formação de atletas olímpicos e paralímpicos no clube, com parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC)
“Quando iniciamos eu, o ex-presidente, Arcílio Fabris, Joni Marcio e Alexandre Farias não foi fácil. Não sabíamos o que enfrentaríamos. Hoje estamos aqui, são oito modalidades e cerca de mil crianças e adolescentes envolvidos nas nossas equipes”, ressalta Jorginho.
Para o vereador, o título é uma forma de agradecimento e de reconhecimento por todo o trabalho de Jorginho no esporte. Agora, formalmente um criciumense.
“No período que fiquei na FME diversas vezes conversamos e eu dizia que não existe mais esporte sem o Mampituba. Sem o trabalho desenvolvido pelo clube que é o maior parceiro do esporte criciumense. E dentro do Mampituba temos pessoas que encabeçam esse processo e uma delas é o Jorginho. Além dos Iron Man e todas as conquistas. Uma pessoa que nasceu no Uruguai e que agora através desse decreto legislativo se torna um cidadão criciumense, também”, comenta o vereador.
Segundo o presidente do Mampituba, Larciney Fabris, o título é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no esporte por Jorginho. “Estamos muito felizes por esse reconhecimento. Jorginho é um incansável batalhador e incentivador, contribui por amor ao esporte. Realiza em nosso clube dentro das nossas equipes de rendimento e projetos em parceria com a Fundação Municipal de Esportes e o Comitê Brasileiro de Clubes, um trabalho de resultados ”, afirma Larciney.
O título Honorífico de Cidadania Honorário de Criciúma foi entregue por Nicola na Sessão Solene da Câmara de Vereadores que ocorreu na noite desta quarta-feira (14) no Teatro Elias Angeloni. Foram concedidos 17 títulos de cidadania honorária, que, além de homenagear, equipara o agraciado nascido em outra cidade a uma pessoa da terra, e oito títulos de cidadania benemérita aos criciumenses que se destacaram na contribuição ao fortalecimento do município. Foram entregues, também, cinco diplomas de mérito para pessoas jurídicas.
Biografia
Nascido em 18 de dezembro de 1971, em Montevidéu, Uruguai; sendo segundo filho da familia de Alverto e Marta Fernandez, tendo uma irmã Virginia; Jorge Fernandez ou Jorginho, teve o primeiro contato com o esporte logo no início da vida, frequentador do Club Neptuno e acompanhante de seu pai que foi jogador e técnico de basquete profissional. Vive no Brasil desde 1978, radicado em Criciúma desde 1984, marido da criciumense, Michele Ghedin faz 23 anos com quem tem os filhos Henrique e Rafael. Empresário, administrador de empresas, pós-graduado em marketing e triatleta amador.
Na adolescência, em sua passagem pelo colégio Michel, ou por equipes no Mampituba, sempre esteve envolvido em organização de equipes e de eventos esportivos. Em 2008 trouxe o “Audax” para nossa cidade; em 2009, formou com atleta e coordenador, a primeira equipe de triathlon de Cricíuma, conquistando vários títulos brasileiros e do JASC para o município. Durante uma década organizou o “triathlon de verão Mampituba”, em 2017 realizou o “campeonato Brasileiro Interclubes de Paratriathlon”, e em 2019 o “Mampituba Duathlon Cup”; como conselheiro e diretor de rendimento e projeto esportivos do Mampituba, idealizou a escolinha de triahtlon e os projetos de formação e rendimento que hoje beneficiam quase 1000 atletas em 8 modalidades. Atualmente também exerce o cargo de Diretor da Federação Catarinense de Triathlon, sendo estes cargos sempre voluntários e não remunerados.
Além de bons resultados em JASC e estaduais jogando voleibol na juventude, tem como orgulho esportivo, o título de “Campeão Catarinense de Cross Triathlo” em 2012, e as quatro medalhas de finisher do iroman Brasil 2011, 2013, 2015 e 2017. Mesmo assim ele se autodenomina “um atleta bem amador”, mesmo nome de seu programa de entrevista digital onde divulga os profissionais e as modalidades olímpicas de Criciúma e região. Pois ele entende que seus legados não são os resultados, mas sim a divulgação de um estilo de vida saudável, longe de vícios e em frequente e direto contato com a natureza. Mostrar as crianças, adolescentes e adultos que a prática de um esporte pode mantê-los longe de tentações e más oportunidades, e perto de alegria e muita saúde.