Filme baseado na vida de Chico, o massagista da S.R. Mampituba, ganha prêmio internacional
Luta e superação fazem parte do roteiro de “Francisco de Assis: uma lição de vida”. O filme, que conta a história de Francisco de Assis Domingos, o Chico, massagista da Sociedade Recreativa Mampituba, conquistou o Brazilian International Press Award na premiação Cinema e Vídeo, da categoria Cultura & Comunidade. O filme já soma outros dois importantes títulos: Palma de Prata – México International Film Festival (México, maio de 2015), e Prêmio de Excelência – Accolade Global Film Competition (Califórnia, novembro de 2014).
“Receber mais esta premiação é uma satisfação imensa. No início, a ideia era que o filme fosse pequeno, com duração de cerca de 10 minutos, mas quando passei o roteiro para o cineasta, ele disse que poderia fazer mais, e o filme tem em torno de 1h30min de duração”, explica Chico. Segundo ele, a pretensão é que o vídeo transmita a mensagem de superação dos deficientes. “Fiquei cego em 1984, com 25 anos de idade. Na época, já era casado e tinha uma filha. Tive depressão e achei que cego não conseguia fazer nada, mas depois entendi que na vida não há limites”, ressalta.
Dirigido pelo cineasta urussanguense Yves Goulart, “Francisco de Assis: uma lição de vida” foi lançado oficialmente em dezembro de 2015 e é um dos primeiros filmes brasileiros com áudio-descrição, estando disponível também em cinco idiomas. Gravado em 2007, o elenco foi formado por aproximadamente 20 atores, sendo que alguns são familiares de Chico, como os dois filhos, que interpretaram o papel do pai. A obra foi produzida por meio da Lei Rouanet, que incentiva e disponibiliza recursos para a realização de projetos artísticos e culturais.
Massagista, cantor e palestrante
A rotina diária de Chico é bem movimentada. Atualmente, ele tem três empregos: é massagista da Sociedade Recreativa Mampituba, canta em eventos e ministra palestras junto à empresas, escolas, e grupos de casais. “Nas palestras, conto sobre a minha vida e sempre faço brincadeiras. Busco mostrar que tudo está ao nosso alcance, basta querer. Também procuro destacar as dificuldades que os deficientes passam todos os dias, principalmente quando se trata de mobilidade”, afirma.
“Francisco de Assis – Uma Lição de Vida” conta a trajetória de vida protagonizada por Francisco de Assis Domingos, que fica cego aos 25 anos, ao levar um tiro acidentalmente disparado por um amigo. Francisco aprende a lidar com a deficiência visual e se supera de maneira formidável e inesperada. Mais do que um exemplo de superação, “Francisco de Assis – Uma Lição de Vida” é uma forte história sobre o amor e o perdão.
Vanessa Nórdio / Imprensa SR Mampituba