Formação de atletas olímpicos e paralímpicos ganhará força na S.R. Mampituba
A formação de atletas olímpicos e paralímpicos ganhará força na Sociedade Recreativa Mampituba. Isso porque foi assinado, na tarde desta quarta-feira, 7, o Termo de Cooperação Técnica entre o Município de Criciúma – por meio da Fundação Municipal de Esportes – e o Mampituba.
O recurso, de R$ 4,3 milhões, destinado à formação de atletas, é proveniente das loterias da Caixa Econômica Federal, conforme rege a Lei Pelé – que estabelece que 0,5% de todo o valor arrecadado em loterias seja investido em programas de formação de atletas olímpicos e paralímpicos. O projeto da Sociedade Recreativa Mampituba já foi aprovado junto à Confederação Brasileira de Clubes – CBCf. Ao todo, nove modalidades esportivas ganharão reforço com o recurso: ginástica rítmica, atletismo, natação, triathlon, paratriathlon, tênis de campo, tênis em cadeiras de rodas, tênis de mesa, e tênis de mesa paralímpico.
O presidente do Mampituba, Arcílio Fabris, destaca o desejo de ver atletas representando o Clube e a cidade de Criciúma nas Olimpíadas de 2020. “A assinatura dos documentos é o segundo passo para a formação de atletas. O primeiro foi quando nos credenciamos para ficar aptos a receber R$ 4,3 milhões junto a CBCf. O terceiro passo do projeto, por sua vez, serão os bons resultados, que com certeza virão”, salienta.
Estrutura completa para os bons resultados
O diretor de Rendimento e Projetos Esportivos da Sociedade Recreativa Mampituba, Jorge Fernandez, explica que além do recurso destinado à formação de atletas, o Clube agora vai em busca, junto à Confederação Brasileira de Clubes, de verba para as despesas dos atletas nas competições. “Transporte, alimentação, hospedagem, queremos oferecer todo o suporte para que os atletas conquistem grandes resultados”, enfatiza.
Para o prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, são grandes as expectativas. “Recordo quando começamos a planejar tudo isso. A Sociedade Recreativa Mampituba se transformará em uma usina de campeões olímpicos”, sublinha. O presidente da Fundação Municipal de Esportes, Renato Valvassori, também comemorou a conquista. “Vamos atingir um patamar histórico no esporte criciumense”, afirma.
Vanessa Nórdio / Imprensa SR Mampituba