Mampituba celebra 97 anos de desenvolvimento, conquistas e bons momentos
Clube comemorou, dentro das possibilidades, o seu segundo aniversário em meio à pandemia
Com uma história quase centenária, a Sociedade Recreativa Mampituba é uma das instituições mais antigas da região Sul catarinense e, nessa terça-feira, 18 de maio, completou 97 anos de fundação. Conhecido em todo o Brasil e até fora do país por sua infraestrutura e projetos esportivos, o clube celebrou – mais uma vez e dentro das possibilidades – o seu aniversário em meio à pandemia.
Assim como ocorreu em todo o mundo no último ano, o Mampituba também precisou se adaptar ao “novo normal”. A maioria das ações já foi retomada, mas elas são realizadas com algumas restrições. Por conta disso, a comemoração dos 97 anos também foi adaptada.
Diferente do que a instituição costumava promover nessa data, com a realização da Comenda Colibri, evento para centenas de pessoas e com atrações nacionais, dessa vez, a celebração foi intimista: ao longo do dia, sócios e colaboradores receberam um brinde em alusão ao aniversário para comemorar de forma individual, sem aglomerações.
“O Mampituba é a instituição mais longeva de toda a região, são quase 100 anos de sucesso porque somamos um conjunto de esforços entre colaboradores, associados e parceiros. Assim como a Diretoria, que trabalha sempre de forma voluntária, mas com muito esmero e responsabilidade para com o clube. Muitas mãos ajudaram a construir a história do Mampituba e diferentes pessoas continuam contribuindo para o seu desenvolvimento, sempre com comprometimento e carinho”, destacou o presidente Administrativo da instituição, Edézio Luiz Carminatti.
Adaptações ao “novo normal”
O clube continua atendendo os protocolos de segurança orientados pelas autoridades locais, como aferição de temperatura corporal na portaria, uso obrigatório de máscara nas dependências da instituição e disposição de álcool 70% em seus ambientes. As atividades festivas e sociais seguem paralisadas.
“Estamos constantemente aprimorando os hábitos individuais e coletivos de higienização e distanciamento social. Precisamos garantir a segurança e a saúde de nossos colaboradores e sócios. Dessa forma, automaticamente estaremos garantindo o desenvolvimento das atividades do clube e os projetos futuros”, pontuou o vice-presidente Administrativo do Mampituba, Larciney Antônio Fabris.
Formação de atletas olímpicos e paralímpicos
A vocação esportiva do Mampituba vem desde a sua fundação, com o Mampituba Foot Ball Club. De 1924 para os dias atuais, o clube vem inserindo novas modalidades, o que amplia as opções para os sócios ingressarem no mundo do esporte. Em seus 500 mil metros quadrados de área, o clube possui 14 quadras de tênis, nove quadras de beach tennis, campos de futebol, piscinas, ginásio, canchas de bocha, salão de sinuca, academia com equipamentos altamente modernos, atendimentos de Nutrição, Fisioterapia e muito mais.
Ao longo do tempo, o clube também foi se preparando para receber grandes eventos nacionais e até internacionais, como a Copa Davis (Brasil X Barbados), em 2019. Há cinco anos consecutivos, de 2017 a 2021, o Mampituba é a sede oficial do Banana Bowl. O clube recebe, ainda, inúmeros eventos estaduais e nacionais.
Em 2016, o Mampituba firmou convênio com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e passou a fazer parte do projeto de formação de atletas olímpicos e paralímpicos de alto rendimento. A parceria com o CBC permite que a instituição desenvolva o projeto em nove modalidades: atletismo, basquete, ginástica rítmica, karatê, natação, tênis, tênis de mesa, triathlon e vôlei.
“Atualmente, os clubes são responsáveis por mais de 80% da formação de atletas olímpicos do país e o Mampituba está integrado nesse processo. É um orgulho completarmos 97 anos de história fomentando o esporte em toda a região, com um parque esportivo moderno, um processo robusto de formação de atletas e reconhecida transparência nas ações. Nosso objetivo maior junto ao CBC é formar campeões e, inevitavelmente, nessa busca contribuímos com a sociedade formando melhores cidadãos”, declarou o diretor de Formação de Atletas do clube, Reginaldo Kanarek.
Além da parceria com o CBC, o Mampituba também conta com o apoio de outras entidades públicas e privadas de Criciúma e demais cidades da região, o que permite que a instituição abra as portas para a comunidade. Por meio de projetos esportivos com o incentivo desses órgãos, o clube beneficia cerca de mil atletas de forma social.
Projetos para o futuro
O Mampituba está sempre olhando para frente, buscando o melhor para os seus associados. Para isso, mantém se aprimorando e constantemente planeja suas ações a curto, médio e longo prazos. A ampliação e modernização de suas instalações, a evolução de seus processos internos e externos, bem como a capacitação e contratação de profissionais qualificados são ações constantes na gestão do clube.
No momento, o clube encontra-se em fase de conclusão da construção de oito novas quadras de beach tennis e está disponibilizando uma quadra rápida de tênis. Entre outros projetos, fazem parte dos planos futuros: a construção de uma piscina olímpica e a produção de um documentário e publicação de um livro – esses dois sobre os 100 anos da instituição.
“Para se manter forte e em pleno desenvolvimento, o clube deve sempre contemplar as necessidades e desejos dos associados. Para isso, buscamos, cada vez mais, aprimorar nossos processos e instalações, a fim de possibilitar o bem-estar dos sócios, que são o nosso maior patrimônio. O futuro é promissor e seguiremos firmes na caminhada para que o Mampituba não pare de crescer”, afirmou Fabris.
Texto: Vanessa Amando | Assessoria de Imprensa S.R. Mampituba