Na grande final do Mundial de Triathlon, na Holanda, paratleta da S.R. Mampituba conquista 7ª colocação
Uma prova difícil e um dia chuvoso. Estas foram características destacadas pelo paratleta Jorge Fonseca, da Sociedade Recreativa Mampituba, ao se referir ao ITU World Triathlon Grand Final Rotterdam 2017, a última etapa do Campeonato Mundial de Triathlon. A competição aconteceu na última sexta-feira, 15, em Rotterdam, na Holanda. Fonseca percorreu a distância Sprint (com 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e cinco quilômetros de corrida) em 1 hora, 11 minutos e 56 segundos, garantindo o 7º lugar na categoria PTS4 (para atletas com deficiências moderadas).
Segundo Fonseca, não foi um bom dia de prova. “A temperatura estava próxima dos 12 graus. Não consegui fazer uma boa natação. Já o ciclismo tinha um circuito muito travado (cheio de curvas), o chão estava molhado e não quis arriscar um tombo, mesmo assim consegui alcançar alguns adversários. Na corrida, consegui manter a 7ª colocação”, afirma. Atualmente, o treinador de Jorge Fonseca é Ivan Razeira.
Ao todo, cerca de 3500 atletas, representando mais de 70 países, participaram da Grande Final do Campeonato Mundial. Na categoria paratriathlon, em que Jorge Fonseca participou, foram mais de 160 participantes, classificados em categorias de acordo com as deficiências. Com a realização da Grande Final, na Holanda, o ITU World Triathlon totalizou oito provas neste ano. As competições anteriores foram realizadas nos Emirados Árabes Unidos, Austrália, Japão, Inglaterra, Alemanha, Canadá e Suécia.
Vanessa Nórdio / Imprensa SR Mampituba