Tênis de Mesa do Mampituba/FME Criciúma termina o ano entre os melhores do Brasil
O tênis de mesa da S.R.Mampituba/FME Criciúma ficou entre as melhores equipes do Brasil, na última etapa do TMB Platinum – Campeonato Brasileiro Interclubes de 2023. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) divulgou o ranking do Troféu Eficiência da competição.
No Paralímpico, a S.R.Mampituba/FME Criciúma foi campeã geral com três medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze que somaram 5.200 pontos. Já na disputa Olímpica a equipe terminou na 5ª colocação com três medalhas de prata e uma de bronze somando 2.900 pontos.
“É um resultado histórico para a nossa equipe. Tivemos uma grande melhora no ano passado. Em 2022, fomos vice-campeões geral no Paralímpico e no Olímpico havíamos ficado abaixo das 21 primeiras equipes. Por isso, foi um ano de grandes resultados para nossa modalidade. Fruto do trabalho da nossa comissão técnica e da dedicação de nossos atletas. Queria agradecer ao Mampituba, a FME Criciúma, a Levve Ortopedia, a Unesc, ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), ao Pasta e Vino Restaurante, Luiz Carlos Triches Júnior e todos os nossos parceiros pelo grande apoio no ano que passou”, comenta o coordenador técnico da equipe, Alexandre Ghizi.
Além do resultado, o atleta paralímpico da S.R.Mampituba/FME Criciúma, Gabriel Antunes, lidera o ranking mundial de duplas na Classe 10 Paralímpico. Caso mantenha a posição, ele poderá disputar a Paralimpíadas de Paris que ocorre neste ano.
Descoberto no núcleo do Bairro da Juventude, o ano de 2023 foi de grandes resultados para Gabriel. Como a conquista de três medalhas nos Jogos Parapan-Americanos, sendo um bronze no Individual e dois ouros nas Duplas no Masculino e Mista.
Já no Parapan-Americanos de Jovens, Gabriel, também conquistou três medalhas, sendo duas de ouro e uma de prata. Os ouros foram conquistados no individual Classe 10 e nas Duplas Masculino MD 14 a 18. Já a prata veio nas duplas Mistas.
“Tivemos grandes destaques nesta temporada. Porém, o Gabriel alcançou algo que poucos conseguiram na nossa região que é ter a liderança no ranking mundial. Neste momento, ele teria índice para a Paralimpíada de Paris. Porém ainda tem mais competições. Isso pode mudar. Então, ele tem que manter o foco, o trabalho e a dedicação para manter essa posição neste início de ano”, explica Ghizi.
No total, o tênis de mesa da S.R. Mampituba/FME Criciúma foi destaque com 53 medalhas conquistadas nas competições disputadas no circuito nacional e 64 medalhas no circuito estadual.
A Fundação Municipal de Esportes de Criciúma (FME), a Levve Ortopedia e a Unesc são parceiras da equipe de rendimento de tênis de mesa do Mampituba, que é integrante do projeto de formação de atletas que o clube mantém por meio de convênio, através de editais, com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).