Home » Mampituba » Informações » Verão exige cuidados redobrados com a alimentação

Verão exige cuidados redobrados com a alimentação

Com altas temperaturas, típicas do verão, os cuidados com alimentação e hidratação devem ser redobrados. Saiba como combater os três principais vilões do verão:

 

1-      Intoxicação alimentar: Quando a alimentação acontecer fora de casa, é importante ficar atento a higiene do local, desde a pessoal dos funcionários até a dos utensílios utilizados. “É importante evitar alimentos crus ou mal cozidos. Já os alimentos cozidos devem ser consumidos imediatamente. Evitar alimentos preparados com antecipação excessiva”, indicou a nutricionista da Sociedade Recreativa Mampituba, Jaqueline Cornélius. A profissional disse ainda que é importante atentar-se a temperatura dos refrigeradores onde estão armazenados os alimentos, que deve ser inferior a 4°C para evitar a proliferação de micro-organismos.

 

2-      Desidratação: 60% do organismo é composto por água. Por isso, ele só consegue funcionar bem quando está devidamente hidratado. Uma boa hidratação pode, por exemplo, diminuir a sensação de cansaço. Entre as bebidas indicadas estão a água, água de coco, sucos naturais e chás gelados. Além disso, o consumo de frutas com alto teor de água pode contribuir, e muito, para espantar a desidratação.

“O consumo diário mínimo de água é de dois litros, segundo a Organização Mundial da Saúde. Para ajudar a medir a quantidade certa são: oito a dez copos para adultos e quatro a seis copos para crianças”, explicou a nutricionista.

 

3-      Retenção de Líquidos: o consumo diário de dois litros de água também ajuda a amenizar a retenção de líquidos. Isso porque, a desidratação é um dos fatores que leva ao problema. “Alguns alimentos também podem causar inchaço, por isso, é importante cuidar da alimentação”, esclareceu Jaqueline. A nutricionista lembra que alimentos embutidos, enlatados, fast foods e queijos amarelos, que são ricos em sal, contribuem para a retenção de líquidos. “Algumas frutas são diuréticas e têm grande quantidade de nutrientes que podem ajudar na eliminação de líquidos. Entre elas a melancia, o abacaxi, a pera e a maçã”, exemplificou.

 

Receita de suco diurético

Ingredientes

  • ¼ prato de sobremesa de couve manteiga, higienizada e picada;
  • 1 fatia grossa de melão;
  • 250 mL de água de coco;
  • 1 colher de sopa de hortelã, higienizado e picado;
  • ¼ de colher de sopa de suco de limão;
  • ¼ de maçã;
  • Cubos de gelo.

Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador até que a mistura fique homogênea. Acrescente adoçante a gosto e beba em seguida.

 

A nutricionista Jaqueline Cornélius (CRN10 – 7280) realiza atendimentos no Centro Estético e Esportivo (CEE) da Sociedade Recreativa Mampituba. Para mais informações, procure a CEE ou ligue para (48) 3431-3067.

Author: Imprensa Mampituba
Tags