Artigo: Estrias e celulites: como prevenir e tratar?

Por Jordana Bernardo Assis

 

Celulite

Celulites, também conhecidas como adipose edematosa ou lipodistrofia ginoide, são irregularidades naturais da pele causadas pelo modo que a gordura e o tecido fibroso se organizam. A alteração é causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, fazendo com que essas células fiquem cheias e endurecidas, deixando o local com desníveis (ondulações e retrações) e nódulos, manifestando-se externamente através dos furinhos indesejados e/ou de forma parecida com uma “casca de laranja”, como é comumente falado.

Estria

Já a estria é uma atrofia tegumentar adquirida que surge quando as fibras elásticas e colágenas, responsáveis pela firmeza da pele, se rompem e formam “cicatrizes”. As estrias podem aparecer com crescimento rápido durante a puberdade, aumento excessivo dos músculos por exercícios físicos exagerados, colocação de expansores sob a pele ou próteses (de mamas, por exemplo), gravidez, obesidade, uso prolongado de corticosteroides tópicos, orais ou injetáveis.

Cuidados

Existem alguns cuidados que gosto sempre de passar para minhas pacientes e que fazem toda a diferença durante um tratamento estético seja ele para celulite, estrias ou gordura localizada. A alimentação é um deles. É muito importante evitar alguns tipos de alimentos e bebidas, como refrigerantes, açúcares em geral, carboidratos, bebidas alcoólicas, entre outros. Deve-se manter uma alimentação equilibrada, com os devidos cuidados nutricionais por um profissional qualificado.

Para as estrias, é importante ter alguns cuidados antes que elas se instalem permanentemente na pele como controlar o ganho de peso para que ela não sofra com a distensão e usar cremes hidratantes. Existem alguns tipos de tratamentos para estrias tanto para a rubras (vermelhas), como para as albas (brancas), trazendo uma melhora no aspecto da pele. Quando está no primeiro estágio, o avermelhado, se tem uma melhora muito grande no desaparecimento delas. Já no 2º estagio, que seriam as cicatriciais brancas, conseguimos diminuir bastante o aspecto fazendo que melhore o fluxo sanguíneo na região. Sendo bom frisar que são tratamentos para ser realizados no inverno. Então essa época é a mais indicada.

Além disso, nesse período do ano é sempre o ideal procurar uma fisioterapeuta dermatofuncional para fazer uma avaliação individualizada. Este profissional realiza tratamentos com o uso de aparelhos ou até mesmo de forma manual, auxiliando nas disfunções do corpo. É como sempre digo: “O corpo do verão se constrói no inverno”.

Serviço: A fisioterapeuta Jordana Bernardo de Assis (CREFITO 258001-F), pós-graduada em Fisioterapia Dermatofuncional, atende sócios do Mampituba no Centro Estético Esportivo (CEE) do Clube. Para mais informações e agendamentos ligue para (48) 9 9850-0391.

Share with

Start typing and press Enter to search

Pular para o conteúdo