Fisioterapia durante a gestação: Uma grande aliada do bem-estar
Gravidez é um estado de graça! É assim que a maioria das mulheres compreende este período especial da vida. Assim, todas as situações normais de uma gestação, como enjoo, aumento de peso, dor nas pernas e nas costas são superadas com tranquilidade e bom humor. Nesta fase, onde aprender a conviver com as mudanças do corpo é fundamental para a saúde da mãe e do bebê, uma grande aliada pode fazer toda a diferença: a fisioterapia.
As fisioterapeutas da Sociedade Recreativa Mampituba, Beatriz Fabris da Silva e Carla Cristine Leite, explicam que as transformações psicológicas, físicas e emocionais da gestação aliadas às oscilações hormonais, modificam o funcionamento do sistema circulatório, respiratório, urológico, digestivo e musculoesquelético, podendo causar limitações, desconforto, cansaço e dores nas gestantes. “Com papel fundamental no processo de adaptação, a fisioterapia previne disfunções, ameniza dores e promove saúde e bem-estar às grávidas”, enfatizam as profissionais.
Segundo a especialista Beatriz Fabris da Silva, o acompanhamento adequado no pré e pós-parto, com exercícios específicos, alongamentos e drenagem linfática, proporciona mais qualidade de vida para a mãe. “A fisioterapia contribui para prevenir transtornos circulatórios – como o edema, combater as câimbras nas pernas, aliviar dores na coluna e músculos, melhorar o equilíbrio corporal e postural, e acelerar a volta das funções orgânicas da mulher após o parto”, explica.
Drenagem linfática é a técnica mais procurada no pré e pós-parto
Dentre as técnicas da fisioterapia, a drenagem linfática, segundo a fisioterapeuta Carla Cristine Leite, é a mais procurada no pré e pós-parto. A prática, conforme a profissional, ativa a circulação por meio de massagens específicas e ao mesmo tempo relaxantes, realizadas com pressões suaves, lentas, intermitentes e que seguem o trajeto do sistema linfático. “O resultado é a eliminação do excesso de líquidos e toxinas, o alívio de tensões, dores musculares e edemas, e o aumento da imunidade”, justifica.
Beatriz Fabris da Silva – CREFITO 147329
Carla Cristine Leite – CREFITO 107179