Mampituba abraça o Outubro Rosa
O 10º mês do ano chegou e, com ele, a campanha Outubro Rosa, trazendo informações de conscientização para o controle do câncer de mama. O objetivo é chamar a atenção para a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença que é o tipo de tumor mais incidente entre as mulheres depois do câncer de pele-não melanoma.
Um levantamento feito pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que o Brasil somará, em 2019, aproximadamente 60 mil novos casos de câncer de mama. Este número representa 29,5% dos cânceres em mulheres.
Um dos principais mecanismos de rastreamento do câncer de mama é a mamografia, exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas da doença. O Ministério da Saúde recomenda a realização do exame a cada dois anos em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. O autoexame também pode ajudar mulheres de todas as idades a identificarem alterações suspeitas nas mamas.
A campanha
O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, nos Estados Unidos. No início, para sensibilizar a população, as cidades se enfeitavam, com laços cor-de-rosa. Depois, surgiram outras ações como corridas, desfiles com sobreviventes do câncer de mama, entre outros. A ação se popularizou por todo o mundo.
No Brasil, a primeira iniciativa com relação à campanha foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo (SP), no dia 2 de outubro de 2002. Atualmente, a data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença.
A Sociedade Recreativa Mampituba abraça a campanha de conscientização sobre o câncer de mama. Neste mês, em homenagem ao Outubro Rosa, funcionários do clube usarão fitas cor-de-rosa em seus uniformes. Além disso, as colaboradoras receberão palestra sobre o tema. Para mais informações, ligue: (48) 3431-3000.